Negócios ENTULHOS Resíduos se acumulam em 1.500 ´pontos de lixo´ por toda a Capital 15.01.2014 - Barroquinha Verdade
BARROQUINHA VERDADE, NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE !!!
MOTO PEÇAS FONTENELE: Na loja Moto Peças Fontenele, você vai encontrar uma variedade de marcas de peças para motos e bicicletas, tudo pelo melhor preço da cidade. venha conferir o que estamos anunciando. Rua do Cruzeiro nº 102 centro. Barroquinha - ce. Tel:(88) 36231360 / 88184999

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Negócios ENTULHOS Resíduos se acumulam em 1.500 ´pontos de lixo´ por toda a Capital 15.01.2014

De janeiro a novembro de 2013, foram recolhidas 639.718,08 toneladas de resíduos, de diversos bairros
A ação humana, intensificada pela industrialização e urbanização, vem gerando resíduos numa velocidade que a natureza há muito não dá mais conta de absorver. Neste sentido, a cidade de Fortaleza não é diferente de outras grandes cidades, apesar de contar com um sistema de coleta considerado eficiente. Um dos problemas relacionados aos resíduos sólidos urbanos da nossa Capital mais difíceis são os chamados "pontos de lixo".

Em diversos bairros de Fortaleza, os "pontos de lixo" se avolumam e parecem não ter fim, para o infortúnio de quem mora perto ou precisa transitar pelo local. Em alguns deles, a coleta precisa ser feita mais de uma vez no dia Fotos: José Leomar
A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) mapeou uma média de 1.500 "pontos de lixo" em toda a Cidade. Esses pontos são identificados e entram numa programação de coleta diária. Dependendo da necessidade, alguns locais chegam a ter o lixo recolhido até duas vezes por dia.

Nestes pontos, normalmente, encontra-se todo tipo de resíduos, como podas de árvores, móveis e lixo domiciliar. Mas o maior volume depositado é de entulho. De janeiro a novembro de 2013, foram recolhidas 639.718,08 toneladas de resíduos de "pontos de lixo" na Capital. Uma média de 58.156,19 toneladas por mês. Todos os resíduos são levados para o Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia (Asmoc).

A produção de lixo, no mês de dezembro, ocorre em virtude do aumento do consumo que gera maior descarte de materiais. Além disso, há também maior ocorrência de reformas e troca de mobiliário. O principal aumento, que chega, em média, a 5%, se refere à coleta domiciliar e à coleta especial urbana (que recolhe em pontos de lixo).

Fiscalização / Educação
"A resolução dos pontos de lixo depende de fiscalização / autuação; educação ambiental; e da disponibilidade de recipientes (contêineres) de grande volume para que os moradores disponham seus resíduos corretamente", afirma o professor da Área de Química e Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Gemmelle Oliveira Santos, que é doutor em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental).

Reciclagem de entulho

Uma alternativa para os entulhos é a reciclagem. Desde 1997, a Capital conta com a Usina de Reciclagem de Fortaleza Ltda. (Usifort), voltada para dar soluções ecológicas para o entulho gerado pelo crescimento natural da Cidade.

A empresa recicla resíduos sólidos oriundos da construção civil e de demolições e os reaproveita como matéria-prima na produção de novos materiais para uso em obras públicas ou privadas, como brita, concreto, meio-fio, manilhas, bocas de lobo, estacas, tampas de bueiros e tijolos ecológicos.

Com o aumento no volume de entulho, em função do crescimento da Cidade e de inúmeras obras, no entanto, o espaço da usina ficou pequeno e passou a incomodar a vizinhança. O proprietário, Marcos Kaiser, aguarda a possibilidade de uma parceria público-privada para que a Usina passe a operar num local mais adequado.

Segundo suas informações, no momento, o material da Usifort está sendo empregado nas obras da Avenida Dioguinho, na Praia do futuro; e na construção de um shopping, na Avenida Sargento Hermínio. O detalhe é que parte do material usado na obra do shopping saiu da demolição de fábricas no mesmo local.

Ecopontos
Os Ecopontos são espaços específicos e identificados para receber resíduos de poda e de pequenas construções, criados pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Ecofor.

De acordo com o programa, o munícipe pode levar até 50 kg de entulho ou móveis velhos diariamente. Atualmente existem dois Ecopontos em funcionamento: Varjota - Rua Meruoca, s/n (esquina com Rua José Justa), desde 2010; e Barra do Ceará - Av. Leste Oeste, 2949, desde 2011.

Na Varjota são coletados 5.000 kg/dia de entulho e 200 kg/dia de outros materiais. Na Barra do Ceará, são 8.000 kg/dia de entulho e 300 kg/dia de outros materiais. Todos esses resíduos são enviados para o Asmoc, em Caucaia.

"Tira-Treco"
Outra ação, com o objetivo de minimizar esse problema, que se estende aos canais, riachos, rios e lagoas da Cidade, é a Operação "Tira-Treco", coordenada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR), e executada pela Ecofor.

A ação tem como objetivo remover sofás, colchões e móveis inservíveis e é realizada semanalmente em duas zonas específicas, mediante análise e programação da Prefeitura. Não existem áreas consideradas "críticas". A demanda é sazonal e independe das Secretarias Executivas Regionais (SERs).

Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), para saber das ações de Educação Ambiental, mas não tivemos retorno até o fechamento. 

0 comentários:

Postar um comentário