Nacional MUDANÇAS EM MINISTÉRIOS Dilma pedirá conselhos a Lula sobre reforma - Barroquinha Verdade
BARROQUINHA VERDADE, NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE !!!
MOTO PEÇAS FONTENELE: Na loja Moto Peças Fontenele, você vai encontrar uma variedade de marcas de peças para motos e bicicletas, tudo pelo melhor preço da cidade. venha conferir o que estamos anunciando. Rua do Cruzeiro nº 102 centro. Barroquinha - ce. Tel:(88) 36231360 / 88184999

sábado, 18 de janeiro de 2014

Nacional MUDANÇAS EM MINISTÉRIOS Dilma pedirá conselhos a Lula sobre reforma



Prioridade preferencial é acertar os ponteiros com o PMDB, aliado preferencial da campanha à reeleição

Brasília.
 Antes da viagem internacional que a presidente Dilma Rousseff fará à Suíça e a Cuba, ela deve se reunir com o ex-presidente Lula na segunda-feira, em Brasília, para tentar fechar os nós da reforma ministerial, com prioridade especial para acertar os ponteiros com o PMDB, aliado preferencial da campanha à reeleição, que ameaçou com uma rebelião esta semana. A mandatária embarca na quarta-feira (22) e só retorna ao Brasil dia 29 à noite. A partir do dia 30 ela pretende efetivar a reforma ministerial.

Na reunião da presidente Dilma Roussef com Lula, além da reforma ministerial, também será tratada a conjuntura política, palanques regionais e estratégias da pré-campanha à reeleição, com foco no PMDB. FOTO: RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA

Na mesa de decisões, na reunião de Dilma com Lula, também será tratada a nomeação de Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente da República José Alencar, para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Os dois concordam com essa escolha para o lugar do petista Fernando Pimentel, mas a presidente ainda pretende consultar o empresariado a respeito, para que a nomeação seja respaldada pelo setor. Outro imbróglio da reforma no primeiro escalão do governo envolve o próprio Partido dos Trabalhadores: a solução para o Ministério da Saúde, com a recente opção pelo secretário de Saúde de São Bernardo (SP), Arthur Chioro. Os dois também devem discutir a conjuntura política, palanques regionais e estratégias da pré-campanha à reeleição.

Para a substituição no MDIC, a presidente Dilma fará um gesto de cortesia ao empresariado, setor com o qual as relações do governo vão de mal a pior, e consultará alguns de seus líderes sobre a indicação de Josué, que é presidente da Coteminas e diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Para o Ministério da Saúde, Dilma consultou o prefeito de São Bernardo (SP), o petista Luiz Marinho, na última terça-feira, a respeito de Chioro. A presidente teria se encantado com ele ao participar da inauguração de um hospital naquela cidade, no final do ano passado. Marinho é próximo de Lula, que deve estimular a nomeação de Chioro. Ele foi diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde quando a pasta era comandada pelo petista Humberto Costa. Nessa função, ele foi responsável pela implementação do Samu.

Trégua peemedebista

Na quarta-feira, a cúpula do PMDB decidiu que não fará cobranças públicas para ampliar seu espaço no primeiro escalão do governo até que a presidente Dilma conclua as negociações com outros partidos aliados para determinar o tamanho da reforma ministerial que iniciará no final de janeiro.

A trégua por mais cargos só foi possível porque pouco antes da reunião dos peemedebistas Dilma agiu para amenizar o tom do seu primeiro encontro com o vice-presidente, Michel Temer, na última segunda-feira, em que havia indicado que havia pouquíssimas chances do PMDB receber mais cargos na reforma.

A reclamação do PMDB por mais cargos no primeiro escalão é antiga e nesse momento engrossa outras críticas do partido ao PT e ao governo, como as negociações em torno das alianças eleitorais nos Estados. 

0 comentários:

Postar um comentário