casos de viroses
Alto Santo. Casos suspeitos de dengue têm deixado em alerta moradores deste município, cidade a 230km da Capital. Após as chuvas em dezembro do ano passado, alguns casos começaram a aparecer. Em uma única casa, uma jovem acredita que ela, a mãe e o irmão ficaram doentes. Já a Secretaria de Saúde nega que sejam muitos os casos da doença e garante que, na maioria, são viroses comuns para esta época.
Hospital municipal recebe moradores com sintomas da doença, mas Secretaria Municipal de Saúde diz que a maioria são casos de viroses FOTO: ELLEN FREITAS
"Ficaram doentes eu, minha mãe, meu irmão, meu tio, a esposa dele e meus dois primos". Foi essa a lista de parentes que a estudante Ana Karinne Dantas de Oliveira, 18 anos, acredita que a família pode ter contraído o vírus da dengue. Onde mora, no Bairro dos Alípios, ela conta que vizinhos também adoeceram e a situação tem gerado pânico para os moradores.
"Primeiro foi o meu primo de 10 anos, que ficou doente no réveillon, depois o irmão dele, de 17 anos", conta ela. Em sequência, Karinne conta que adoeceram seu tio, e depois a esposa dele. Eles moram ao lado de sua casa, na Rua 31 de Março.
"Há oito dias eu fiquei doente, senti alguns sintomas e fui para o hospital. Eu não conseguia comer, sentia enjoos, qualquer líquido que eu bebesse eu sentia vontade de vomitar. Sentia muitas dores no corpo e ardência nos olhos", relata Karinne, sobre os sintomas da doença. Ela conta que fez o exame e permaneceu no hospital, em observação, onde lhe foi aplicada uma medicação e dois tubos de soro. Ela deverá voltar na segunda-feira para saber se o resultado do exame deu positivo para dengue.
A jovem acrescenta que há três dias, sua mãe ficou doente e, recentemente, seu irmão mais novo, de 10 anos, apresentou os mesmos sintomas.
"Nosso medo é que a gente que ficar doente não sabe o que pode tomar, porque pode ter alguma contraindicação. Então, quando aparecem os sintomas, a gente vai logo pro hospital", esclarece a adolescente.
Prevenção
Questionada sobre o que ela faz para evitar a disseminação da doença, a jovem conta que tem o cuidado de não deixar água parada em recipientes.
"Não criamos plantas, temos cuidado com as vasilhas e, quando os agentes de endemias passam, a gente chama eles para olharem a casa e colocar veneno", esclarece.
Sobre a coberta das caixas d´agua, Karinne não soube informar. Segundo elas, os agentes não trabalham com escadas. Eles costumam pedir emprestado nas casas vizinhas para realizar o trabalho. "Eles perguntam se a gente tem escada em casa. Se não eles tentam arranjar com alguém por perto para poder fazer o trabalho", ressaltou.
Confusão
O titular da Secretaria de Saúde de Alto Santo, Diego Lima, nega que hajam muitos casos de dengue na cidade. "Após as chuvas que começaram em dezembro, começaram a aparecer as primeiras notificações, mas em muitos casos são viroses, o que chega a confundir com dengue por conta de alguns sintomas", esclarece o secretário.
De acordo com informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificações (Sinan), atualizado pela da Secretaria de Saúde do município, até o dia 16 de Janeiro já foram notificados 67 casos e os primeiros oito exames laboratoriais recebidos confirmaram três casos da doença. Os outros cinco foram negativos para dengue.
"Isto significa que o município está com transmissão de dengue, porém nem todos os casos são realmente dessa doença, apesar da similaridade dos sintomas", ressalta.
Ainda de acordo com o secretário, todos os casos notificados e suspeitos no municíopio tratam-se de dengue clássica, sem a ocorrência, até o momento, da forma hemorrágica da doença, ou com complicação.
Para evitar outros casos, o secretário afirma que a Prefeitura de Alto Santo está realizando um trabalho mais intenso de controle dos possíveis focos nos domicílios, usando uma bomba costal chamada de UBV, pelos agentes de endemias atuantes na cidade. Oito agentes atendem todo o município, de pouco mais de 20 mil habitantes.
"Neste momento, é de extrema importância a participação de toda a população nas ações de combate ao mosquito e medidas como vedação de caixas d´água, de depósitos rasteiros e limpeza dos quintais são extremamente eficazes na eliminação de focos do mosquito que se reproduz em água limpa e parada", afirma o Secretário.
Sobre a falta de escadas para o trabalho dos agentes, Lima afirma que os equipamentos já foram comprados e devem chegar amanhã.
A assessoria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou que as Secretaria Municipais de Saúde é que tem as informações sobre casos de dengue, porque são elas quem previnem e controlam a doença.
Acrescenta ainda que, ao final da tarde, de todas as sextas-feiras, a Secretaria da Saúde do Estado divulga o boletim semanal com os dados sobre a dengue em todos os municípios do Estado, no qual, quem repassa os registros são os próprios municípios. Dados com relação aos casos de dengue em 2014 ainda não foram divulgados.
sábado, 18 de janeiro de 2014
Alto Santo alerta contra dengue
16:12
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário